Categories


Authors

Hot Cross Buns - Pão Doce Crucificado

Hot Cross Buns - Pão Doce Crucificado

Os Ingleses gostam tanto de chocolate quanto qualquer outra nação, mas nesse pais tão cheio de história e tradições, a Semana Santa começa com uma simpática lembrança da Paixão de Cristo - os pãezinhos Hot Crossed Buns. São pães doces com um tempero forte de canela, cravo e nós moscada, enriquecidos com frutas cristalizadas e decorados com o desenho da cruz sobre a sua carapaça dourada. Servidos sempre no café da manhã da Sexta Feira de Páscoa, eles são perfeitos pra partir com a mão, encher de manteiga e saborear com uma boa xícara de chá. Uma delícia que atiça a boca e o nariz!

Ingredientes:

2 x 7 g sachets de fermento biológico instantâneo

60g açúcar

375ml de leite integral morno

600g farinha de trigo normal

1 colher de chá de sal

½ colher de chá de noz moscada

½ colher de chá de cravo em pó

1 colher de chá de canela em pó

80g manteiga sem sal derretida

1 ovo batido

120g frutas cítricas cristalizadas e passas 

A casca raspada de uma laranja

A casca rasada de um limão siciliano

Para decorar:

2 colheres de sopa de farinha de trigo normal

3 colheres de chá de açúcar

2 colheres de sopa de água 

2 colheres de sopa de geléia de damasco ou laranja. 

1 colher de chá de água quente

Método:

  1. Despeje o leite morno, o açúcar e o fermento instantâneo na tijela de uma batedeira que possa ser usada para fazer pães. Misture bem, cubra com um pano e deixe descansar num canto por 5 ou 10 minutos. Ao retirar o pano note se uma camada de espuma se formou por cima do leite. Isso quer dizer que o fermento está ativo e pronto. 
  2. Adicione a farinha, o ovo batido, a manteiga. Mexa um pouco com um garfo e tempere com o sal, noz moscada, cravo em pó e canela. Encaixe o gancho na batedeira e bata a massa por 5 minutos. Pare a bater e adicione as frutas e as raspinhas de casca. Bata a massa por mais 5 minutos. 
  3. Transfira a massa para uma tigela untada com óleo vegetal e enrole a massa no óleo até que fique coberta. Cubra a tigela com um plástico e deixe dentro de um lugar morno e sem correntes de ar por uma hora ou até ficar com o dobro do tamanho.
  4. Depois de uma hora, vire a massa sobre a superfície de trabalho e sove por mais um minuto, estique para formar uma tira/tubo longa e corte em 12 pedaços mais ou menos iguais. Forme bolinhas com a massa e ponha num tabuleiro coberto com uma folha de papel manteiga. Os bolinhos devem ficar cerca de 4 centímetros de distância um do outro. Cubra com um pano úmido e deixe num lugar morno e sem correntes de ar por mais 30 minutos, ou até que os pãezinhos tenham dobrado de tamanho. 
  5. Ligue o forno pra que vá esquentando até 200c (ou 180c se for com ventilador). Enquanto isso, faça a pasta para decorar os pãezinhos. Misture a farinha, açúcar e água até formar uma pasta grossa como um mingau. Use um saquinho de plástico com a ponta cortada ou um saquinho de confeiteiro pra traçar linhas perpendiculares em cima dos pãezinhos, fazendo com que cada um tenha uma cruz bem no meio. 
  6. Asse no forno (na prateleira do meio) por 15-20 minutos até que o topo dos pãezinhos estejam bem corados. Remova do forno e pincele uma mistura de geleia de damasco nos pãezinhos, lambuzando bem todos os lados visíveis. 
  7. Sirva ainda quentinho com uma boa manteiga. 

Opções/variações:

  • Substitua metade das frutas secas por pedacinhos de chocolate
  • Deixa pra fazer a cruz depois de prontos e lambuzados com a geleia, usando uma mistura de açúcar de confeiteiro e creme
Caldo Verde

Caldo Verde